Eddie Van Halen - Music Radar - Agosto 2016
Publicado em Agosto, 24, 2016 - Fonte: VHND - tradução: Deco KoyEddie Van Halen fala ao Music Radar sobre a construção da Frankenstrat, sobre melhorar a linha 5150 e sobre toda a linha de equipamentos EVH.
Passaram-se 21 anos desde a última entrevista da Total Guitar com Eddie Van Halen. Então, depois de um convite exclusivo para visitar o próprio homem em seu estúdio 5150, a revista MusicRadar puxou uma cadeira para falar com uma das maiores lendas da guitarra elétrica ...
Cada instrumento tem os seus pioneiros - Mavericks que mudam o jogo e empurram as coisas para a frente - e se Jimi Hendrix chutou a porta da guitarra elétrica tradicional, podemos dizer que Eddie Van Halen passou através dela, pegou o que restava, cobriu-a com fitas e construiu uma escada para o próximo nível.
Assim como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimi Page, etc, a idéia de "ser" o Eddie Van Halen não parece real. Esses caras são heróis, seres de outro mundo que existem apenas em cartazes, capas de álbuns, palcos e na imaginação de milhares de guitarristas em todo o mundo. Exceto que Eddie Van Halen é real. Sabemos disso porque ele sentou ao nosso lado no estúdio 5150, fazendo os tappings do solo "Eruption".
Eddie construiu o estúdio ao lado de sua casa no
início dos anos 80 e lá tornou-se a sede criativa para
cada álbum Van Halen desde então, e as paredes são
revestidas com as guitarras que levam seu nome. É hora do
almoço em um dia quente da Califórnia, a porta
está aberta e nós primeiro fomos apresentados para Matt
Bruck, braço direito de Eddie para todas as coisas de marca EVH.
Eddie e sua esposa (e publicitária) Janie entram na sala
acompanhados por seu animado cão "Kody", o 'pet Pomeranian
famoso-em-seu-braço-direito' do Van Halen. [Kody] foi capa
da Esquire com George Clooney!" Janie anuncia orgulhosamente. "Sim, eu
e ele fomos caminhando na volta" Eddie acrescenta.
Estamos nervosos. O que você perguntaria para Eddie Van
Halen quando você tem apenas uma hora em uma vez na vida com ele?
Você pergunta tudo. Desde a história daquela guitarra e
daquele amplificador e como eles o levaram à
criação da sua própria marca, e a forma de como
ele, sozinho, tornou-se o maior guitarrista de sua -
(muitos argumentariam muito sobre isso) - e de cada
geração desde então.
O que você vê é que ele não só
é real, mas Eddie Van Halen é uma das estrelas do rock
mais humildes, simpáticas e engraçadas que você
pode encontrar. E ele adora falar sobre guitarras ...
Passaram-se nove anos desde que você começou a marca EVH - como é que surgiu?
"Não me parece tanto tempo! Bem, eu comecei com a Music
Man, e depois fui para a Peavey, e quando eles pararam, tipo de ...
fazer o que eu pedia [risos], mudamos para a Fender. Que é uma
grande empresa, é uma grande equipe ".
Me parece que você está super envolvido em cada passo e em cada peça da marca que sai com seu nome.
"Bem, eu tenho que ser. Se eu vou usá-lo, então ele tem que ser do meu jeito, sabe? Eu dou idéias para Matt e Matt fala com os engenheiros, 'Como podemos fazer isso?' - E todo mundo fica animado! Geralmente, dependendo da complexidade ou dificuldade da idéia, pode levar entre um a três anos para se concretizar. "Parece também que o seu nível de envolvimento está lá, independentemente do preço, também?
"Bem, a primeira coisa que começamos era, obviamente, os modelos flagship/benchmark. Eu queria muito um amplificador de três canais versátil. Isso é o que eu preciso para fazer o meu show. Como a marca evoluiu, nós expandimos nossa linha com alguns modelos mais acessíveis, como o amplificador Lunchbox e o Padrão Wolfgang por exemplo.
Eu só ouvi ontem que um monte de músicos estão comprando o gabinete 1x12 porque é a combinação perfeita, a um preço razoável. Quando eu vou usá-lo, eu uso com um gabinete 4x12 - para um amplificador de 15 watts que ainda vai alimentar um gabinete 4x12, eu obtenho um grande som - mas eu vou ter de experimentá-lo através de uma 1x12 e ver como ele soa, uma vez que todos hoje parecem usá-lo dessa maneira! "
Como foi a construção do Frankenstein, foi por necessidade?
"Deixe-me começar no início. Quando eu comecei a tocar guitarra, eu estava em uma loja de música local, o que não eram nem mesmo uma loja de música, e sim uma espécie de loja de som que também vendia instrumentos musicais, chamada Lafayette Music.
"Eu me apaixonei por um modelo de 12 cordas hollowbody por causa do braço, e a primeira coisa que fiz foi retirar seis cordas, porque eram 12 cordas, e eu não queria 12! Eles não tinham na loja esse modelo em 6 cordas como eu queria, por isso já começei ali!
E nessa época eu entregava jornais. Nós não tínhamos dinheiro e meus pais não podiam comprar nossos equipamentos. Então eu guardei dinheiro entregando jornais por dois e meio a três anos, e então comprei minha primeira guitarra de verdade, que era uma '68 Goldtop Les Paul com captadores single-coil P-90.
E em seguida, o que eu fiz? Fucei nela imediatamente! Porque eu queria colocar um captador humbucking! Mas em Pasadena, não havia Les Pauls com um humbucker nelas. Mas havia em uma loja no norte de Pasadena - uma Les Paul entrou no estoque e eles me chamaram de imediato 'Ei, nós temos uma Les Paul! ", Eu fui até lá e disse,' Ah, merda! Ela não é o tipo Clapton toca! Essa também não tinha humbuckers.
Então, é claro, eu achei um humbucker, peguei o corpo e fiz o buraco maior e amontoei-o lá dentro. Eu tive sorte o suficiente para solda-lo corretamente, então eu pintei de preto que e acrescentou o visual. Eu fiz todos os tipos de merda nele.
O engraçado é que, eu só mudei o captador da ponte e deixei o captador P-90 no braço. Como a minha mão direita estava cobrindo o captador de ponte, quando eu tocava as pessoas pensavam: 'como diabos de ele consegue esse som de um P-90 ?!' Porque isso é tudo o que podiam ver. Mal sabiam eles que eu tinha enfiado uma humbucker lá!
Depois disso eu comprei uma guitarra Strato, mas o resto dos caras da banda odiaram o jeito que soou! E eu realmente não poderia lidar com aquele zumbido, e por isso era apenas um casamento lógico - com o humbucker - cruzar uma Gibson com uma Fender. Porque eu amei a alavanca de trêmolo Fender, e que foi provavelmente a coisa mais difícil...tentar descobrir como manter essa coisa em sintonia. Isso pode demorar um pouco, mas eu vou tentar explicar...
Tudo, desde a ponte até o traste zero tinha que estar perfeitamente reto. A única razão pela qual um trêmolo vai desafinar é por causa do atrito. Quando você faz um vibrato para baixo e se o ângulo da corda está errado, então isso não vai deslizar a corda de volta para sua posição original.
Então, eu fiz coisas como tirar a corda e colocá-la através do orifício da ponte e suprimi-la, em vez de para baixo, então não haveria nenhuma tensão sobre a ponte com o traste zero ajustado. Eu tinha um traste zero de bronze que eu cortei sulcos maiores nele, e eu coloquei óleo em tudo para eliminar qualquer atrito que poderia causar na corda, para deslizar melhor.
Outro problema é que nas Fender Strato sempre têm aqueles apoios das cordas no headstock. Eu os retirei. Mais uma vez, para eliminar qualquer outro fator que faria com que a corda não deslizasse para trás e para a frente sem problemas. Mas como resultado, se eu tocasse muito forte em uma corda aberta, muito provavelmente ela iria soltar do traste zero.
Então eu tinha que manter meu dedo indicador no outro lado do traste zero para evitar de soltar a corda! Eu sofri muito com isso - na épocas dos clube, e em todo a primeira gravação em estúdio e em turnês. É assim que eu usei o trêmolo Fender até que o tremolo com trava foi lançado.
Então, foi daí que surgiram um monte de soluções para os problemas?
"Sim, um monte que eram por necessidade e apenas erros. Um grande número de acidentes. Como a coisa de usar um só captador. Não foi intencional. Eu só não sabia como ligar-lo no switch de alternância de cinco posições, era simplesmente muito complicado!"
O mesmo aconteceu com o que chamamos de guitarra Shark - uma Ibanez Destroyer que eu cortei um pedaço da madeira - tem dois captadores nela, mas eu não conseguia descobrir como conectá-los para chave de captadores, então eu só liguei direto no Potenciômeto e boom! Eu estou feliz."
Você sempre foi o tipo de pessoa que fazia as coisas de forma diferente?
"Bem, sim, como eu disse, a primeira coisa que eu fiz [em uma guitarra]
foi tirar seis cordas de um moldeo de 12 cordas, porque eu
não queria 12 cordas. Qualquer coisa apenas para conseguir
fazer o que eu queria. "
Você acha que as pessoas
estão menos inclinadas a mexer em seus próprios
equipamentos estes dias como você fazia?
"É, depende totalmente deles. Se você está
feliz com o que você tem, então tudo bem, mas se
não, em seguida, de fazer algo sobre isso. Eu aplico isso para
tudo. Mesmo se há algo sobre o meu carro eu não gosto, ou
qualquer coisa sobre ele, eu vou mudá-lo, até que eu
goste. "
Você
acha que o avanço da tecnologia e dos equipamentos matou em
alguns músicos a necessidade de serem mais imaginativos com
o seu próprio equipamento?
"Sim, quero dizer, realmente
não havia um captador humbucker para Strato
disponível até eu construir um. Agora é apenas
comum, todo mundo usa-os agora. Mas mesmo antes do que eu fiz o que
fiz, eu não conheço ninguém que fuçou tanto
nas guitarras e amplificadores, tanto quanto eu fiz.
"Não
foi até a primeira entrevista que eu fiz que eu tentei explicar
como cheguei o som do meu Marshall com o Variac [um transformador de
tensão variável], exceto quando o nosso cantor disse:"
Não diga-lhes a verdade sobre isso , Minta! ". Então eu
disse a todos que eu dobrei a voltagem até 140 volts, ao
invés de baixá-lo. E Deus! A nota do editor na
próxima revista foi: 'Não faça o que Eddie disse!'
- porque todos estavam fritando os seus amplificadores!
A verdadeira razão que
eu fiz foi porque eu tinha o meu cabeçote
principal Marshall, e ele era muito alto, e ele iria explodir em
plena tensão. Assim, baixando a tensão iria cuidar
para o amplificador não estragar, também me deixava
controlar o volume para tocar em qualquer lugar entre 60 a 90 volts,
dependendo do tamanho da sala. Eu deixava todo o volume no
amplificador, e o Variac era o meu botão de volume.
O que me fez pensar em baixar
a tensão foi porque eu comprei outra cabeça Marshall
não percebí que era um modelo europeu (220 volts).
Então eu liguei-o, e a luz piloto estava realmente fraca.
Eu esperava e esperava e não havia porra de som nenhum saindo!
Pensei: 'Maldição, eu fui roubado!'
Então, eu só o
deixei lá, e eu voltei a ele uma ou duas horas mais tarde. Eu
liguei a minha guitarra nele e estava ,muito, muito baixo, mas parecia
que estava com o volume no máximo. Então eu percebo:
"Merda! A maldita coisa está em 220 volts! '
Então eu pesei: 'Ding! Eu me pergunto: o que vai acontecer se eu ligar o meu amplificador em um Dimmer de luz?! "Claro, eu estourou todos os fusíveis na casa porque eu liguei errado, mas quando eu percebi isso, eu fui até uma loja de eletrônicos e perguntei: "vocês vendem algum tipo industrial de regulador de tensão variável? ', e eles disseram:' Sim, esse aqui!'. Chamava-se Variac.
Então eu liguei o meu amplificador nele e "Voilá" !. Eu estava tocando e, 'Puta merda, isso é ótimo!'. Mas você sabe, tantas pessoas como Tom Scholtz vieram com o Power Soak ou qualquer outra coisa. Todos pensavam que eu tinha algo ligado entre a cabeça e o gabinete, mas não tinha ... foi um acidente muito feliz quando eu comprei aquele Marshall 220 volts! "
O
seu envolvimento pessoal no desenvolvimento de equipamentos de EVH se
estende até ao mais pequeno detalhe, também ...
"Bem, nós examinamos
cada pequena parte da guitarra para o que eu preciso. Os
potenciômetros de volume que dispomos são garantidos
para um milhão de voltas ou algo parecido. Eles são
realmente de baixo atrito sobre o botão de volume, porque quando
eu estou solando a Catedral ao vivo, se fossem os
potenciômetros normais iriam estragar, porque
eu giro muito rápido.
Depois de duas semanas eles começariam a fazer barulho, por isso, tivemos um monte de diferentes empresas nos enviando amostras de modelos, e, finalmente encontramos uma empresa que faz um personalizado, só para nós. Mas, ao mesmo tempo, o botão de tom é muito rígido. Você não vai acidentalmente virá-lo. Desde que eu nunca uso, eu gosto dele mais firme."
Estas guitarras têm seu
nome nelas, mas parece que elas são projetados para serem
versáteis, não apenas destinada s para os seus fãs?
"Não não. Elas
forami projetadas para qualquer um usar. Há um monte de caras
país que amam amplificadores e guitarras EVH. Guitarras EVH
fazem tudo o que quer e muito mais. Elas são muito
versáteis, guitarras para todos os estilos, assim como
são os amplificadores.
É apenas algo realmente
bem construído, com muita atenção ao detalhe do
instrumento, que torna mais fácil para qualquer um tocar.
Quero dizer, quantos guitarristas iniciantes você conhece que
pararam de tocar, porque seus dedos machucavam?
Bem, coloque cordas mais leves
e ajuste tudo direito! Eu tenho uma guitarra Harmony - uma guitarra
iniciante realmente barata, e o que eu sempre faço é
diminuir a ação das cordas até que trasteje,
então eu subo um pouco. Não é preciso ser um
cirurgião de cérebro para descobrir isso!
O que me leva a algo muito engraçado que li anos atrás. Mesmo que eu amo seu jeito de tocar, e eu tenho certeza que ele é um cara maravilhoso, embora eu nunca o conheci, eu li algo em que Ritchie Blackmore disse: 'eu toco em uma Stratocaster porque é mais difícil de tocar do que em uma Gibson'. E eu pensei: 'Uau, por que você quer fazer isso? Para tornar tudo difcil para você mesmo?'
"Não que seja realmente verdade, quero dizer, você pode configurar uma Strato para tocar fácil, também. Mas eu sempre pensei que era um comentário estranho, porque eu era sempre o oposto. Para mim, era como, mais fácil é o melhor! É por isso que o nosso modelo de entrada [do Wolfgang Standard] guitarra tem a tocabilidade tão boa quanto o modelo top de linha de Wolfgang. "
Então você tem uma configuração de referência para as guitarras EVH?
"Oh sim! Os caras na linha de montagem fazem as verificações finais, e antes de entrar na caixa, é melhor ter configurado direito. E fazemos verificações esporádicas, e se não está certo, nós ficamos chateados! "
É a idéia, basicamente, que você deve ser capaz de entrar em uma loja de guitarra, comprar uma e usá-la naquela noite em um show?
"Sim, exatamente. E você sabe, quando eu digo em um anúncio, 'Isto é o que eu uso' eu quero dizer isso. Não há nada personalizado sobre as minhas coisas, ou, na verdade, é tudo personalizado para você e para mim!
Houve
relatos conflitantes sobre o humbucker na Frankenstrat original,
você poderia esclarecer de que guitarra ele veio?
"Sim, é a partir de uma [Gibson ES-] 335. Na verdade, se eu
tivesse meu celular aqui, eu iria te mostrar uma imagem
minha tocando essa guitarra. Alguém acabou de me enviar,
é a única imagem que tenho de mim mesmo tocando-a.
Eu pintei de branco, porque, é claro, eu fuçava com isso
também! Mas sim, eu estraguei tudo nela. Tire o captador
traseiro e foi muito difícil. Quero dizer ... eu
praticamente destrui essa guitarra porque tem aqueles buracos
chatos para acessar a parte elétrica. Cara! Um pé no
saco! Eu só arranquei o material para fora e aproveitei somente
o captador e disse: 'Foda-se essa guitarra!' "
Ele nunca ia voltar a funcionar de qualquer maneira ...
"Não mesmo!"
E quando você fez o acabamento fita, era que apenas uma outra solução para um problema?
"Não foi um acabamento em fita, eu usei fita adesiva para
pintar dessa maneira. Eu não tenho idéia o que me possuiu
para fazer isso! Eu sei que eu fiz, mas é apenas uma daquelas
coisas. Eu não tenho a mínina idéia de como
surgiu isso! E agora eu tenho uma marca registrada nisso. Mas ao
mesmo tempo foi como envasamento o captador, mergulhando-o em cera
para esperançosamente tirar o feedback. Eu não tenho
idéia, ninguém me falou sobre isso, é apenas uma
conexão que tenho a partir de onde as ideias surgem.
Eu tive essa ideia maluca de que talvez os enrolamentos da bobina
vibrando faziam com que gerasse um feedback. Um feedback
não controlado, um barulho no final, uma verdadeira merda
desagradável. A pintura e o envasamento dos captadores, eu
não tenho a porra de uma pista de onde essas idéias
vieram! Tudo o que fiz naquela época era, ou intencional, ou o
resultado de um erro feliz ".
Você está acostumado com o espírito tecnológico com outras coisas fora guitarras?
"Na verdade não. Computadores? Nah! Temos um sistema Pro Tools
no estúdio, mas eu continuo a usar as máquinas de fita.
Mesmo as máquinas de fita são muito difíceis para
mim! O console é muito grande. Muitos botões, sabe?
Isso se estende também a colocação do microfone? Você o coloca logo no amp primeiro?
"É, basicamente, captar o seu melhor som de amplificador, ou o seu melhor som de bateria!"
Você foi um dos primeiros guitarristas a usar o vibrato Floyd Rose, como foi quando você foi apresentado pela primeira a ele?
"Ok, isso é uma história engraçada - muito verdadeiro. Três turnês em um mesmo lugar. Cada vez que tocava Seattle - Não me lembro se era '79, '80 e '81 - que tinha que ser '79 porque eu nunca a coloquei na guitarra preto e branco. Assim, em '79, alguém vem e diz: "'Ei, tem um cara aqui chamado Floyd Rose e ele quer te mostrar uma coisa ".
Ele vem e fala [com as mãos em concha], 'Você quer tentar fazer isso?', E eu digo, 'Claro, o que diabos, por que não !?" Então eu lhe dei uma das minhas guitarras e pedi para instalar porque eu não sabia como fazê-lo. Era diferente do acabamento Fender e então não era uma troca direta.
Então, eu tentei, uma vez que estava pronto para ir e ... foi um pé no saco! Por um lado, os parafusos Allen no braço eram muito pequenos, e de forma a apertá-los para baixo que você tem que tirar a chave Allen ou o parafuso estragaria. Mas o mais importante, quando você está tocando a guitarra, as coisas se curvam e eles se movem e o braço muda um pouco.
Dependendo da temperatura da turnê , do início ao fim do show, a temperatura varia. Assim, entre as músicas, porra, eu tinha que destravar e afinar! E então Dave eo resto dos caras diziam: 'Não está pronto ainda ?! "Foi apenas uma pé na bunda. Então, primeiro eu disse a ele, 'Melhore essa coisa!' Porque ficava uma merda.
Então, Floyd voltou no próximo ano com um modelo melhor. Mas ainda havia o problema de ter de afinar entre cada música, então eu disse a ele, 'Coloque algumss fine-tuners nele. Toquei um pouco de Cello e violino quando eu estava na escola primária e esses instrumentos tinham fine-tuners ajustáveis. Ok? "Então é isso que eu quis dizer.
Então o terceiro ano ele vem e diz [as mãos em concha] 'Eu fiz isso!", E eu disse:' Não! Você estragou a porra! "Porque agora você precisava de uma chave de fenda para ajustá-lo! Então, em vez de três parafusos, eu tinha nove para ajustar, sabe? E eu dizia: 'Não, idiota, eu quis dizer tuners de dedo, porra! Você já viu eles antes! "E então eles patentearam a porra da idéia sem eu saber, nas minhas costas. Me irritou ... mas que se dane! "
Você sempre teve suas Floyds encostadas no corpo, sem deixar flutuante?
"Sim, tudo rente ao corpo. Tudo precisa estar conectado. Eu até
gosto dos meus gabinetes com apoio em madeira, não em
rodas. Tudo precisa estar solidamente conectado. Quanto mais
conexão, mais sustain e ressonância ".
Você poderia explicar por
que a chave de mudança dos captadores em uma guitarra Wolfgang
é o contrário, diferente da posição
habitual de chave de 3 posições?
"Eu tenho que ter a chave dessa maneira! Quando eu uso a minha mão direita sobre o braço, se ele está ligado da outra maneira eu sempre bato a mão nele. Então é só em caso de necessidade, as guitarras USA são como a minha, mas as Special são como em uma Les Paul. Mas você pode virá-la - que é o que eu fiz, apenas virar para o outro lado, porque eu continuei batendo-a.
Você
parece estar curtindo a Wolfgang nos últimos anos, você
poderia nos falar sobre alguns dos seus recursos favoritos sobre
ela?
"Bem, é a guitarra final para mim. Tudo, desde que tirei as 6
cordas das 12 cordas, a Frankenstein, a tudo o mais que eu tenha
quebrado ou reconstruído - esta é a guitarra final, e que
continuamos a melhorar. Como aquele potenciômetro de baixo
atrito, nós adicionamos apenas que há um ano. Nós
atualizamos para usar trastes de aço inoxidável porque
eles não se desgastam. Estamos sempre apenas fazendo alguma
coisa. Como Matt diria, "Construindo uma ratoeira melhor".
Usei uma Wolfgang Special quando tocávamos a música 'I'll
Wait', durante a última turnê. Eu intercalava ela e a
guitarra Star para essa música. Na verdade, eu preferia ela do
que a Star porque tem o captador do braço. Acontece que na
gravação eu usei o captador do braço, assim, para
que eu fiz, preferia a Special. E ainda estamos a mexer. Na semana
passada fomos mexer com diferentes tipos ímã para fazer a
guitarra soar ainda melhor. "
Isso vem de um lugar onde você vive com algo por um tempo e, em seguida, seus gostos mudam?
"É uma
evolução natural. Eu odeio colocar isso desta forma,
porque não se aplica a tudo - como minha esposa ou qualquer
coisa - mas ... A guitarra está baseada em tudo! [Risos]
Não é necessariamente que eu me canso dela, mas depois de
um tempo você vê: 'Ei, isso poderia ser um pouco melhor, eu
gostaria de um pouco mais disso'.
Tal como a diferença entre o amplificador 5150 III e os IIIS. Eu
não gosto do fato - embora muita gente goste - que no 5150
III o segundo canal tem uma qualidade tonal diferente para o terceiro
canal. Eu quero que eles sejam idênticos em resposta tonal e
qualidade. O mesmo som.
De modo que quando você está olhando para o outro lado e
não olhando para qual canal você está, você
não pode dizer qual é, exceto que um está com mais
ganho para os solos e o outro é o ganho para o ritmo, o que
você pode ter na sua guitarra completa-se, e não vai
deixá-lo louco com aquele feedback. Mas sim, nós apenas
continuamos - em minha mente - a evoluir e mudar e melhorar, e por sua
vez dar aos músicos um produto melhor. É uma coisa em
curso.
Quando
você desenhou o amplificador 5150, você estava consciente
do fato de que você estava criando algo que se tornaria uma
referência em tons de guitarra pesados?
"Eu não tinha idéia. Eu só queria algo que eu
gostei. Eu só queria um amplificador de alto ganho que
não iria explodir!"
Como se sente? Você está, obviamente, acostumado a ser imitado, mas ainda, até hoje!
"Sim,
eu acho que é um sentimento maravilhoso que pessoas tem como os
produtos que nós lançamos. Mas, mesmo se não
o comprassem, eu ainda iria utilizá-lo! Porque realmente, essa
é a linha de fundo. Eu tenho que gostar caso contrário
ele não sai para a venda. "
Ouvimos uma história
interessante sobre o teste de bancada que você fez com o
amplificar 5150 III e com feedback ...
"Oh sim! Deixei-o
realimentando por um mês! E então eu coloquei um baixo
através dele e deixei-o por mais um mês, porque eu queria
uma frequência muito baixa para ver como o amplificador e o
gabinete iria se comportar. [Eu tentei] diferentes
frequências de feedback, muito alto, e então eu abafava as
outras cordas uma vez eu tinha a nota que eu queria que o feedback
soasse, e então eu o deixava lá testando.
Eu nunca vou esquecer: tivemos
uma reunião Fender com os poderosos para falar sobre algo, e
nós estávamos subindo a colina para o meu estúdio
aqui e eles ouvem isso," Ooooh ". Em seguida, abri a porta e é
'OOOOOH' então fomos abrir outra porta e era só porra do
amplificador gritando!
E todos disseram: 'Que porra
você está fazendo?', E eu disse: 'Eu estou fazendo um
crash-test do amplificador!' Eu não gosto de coisas feitas para
extragar. Então eu o usei em turnê por todo um ciclo
antes de ser lançado ao público. Nada sai até que
eu tenha totalmente testado. "
E então, ele quebrou?
"Não, o amplificador aguentou!"
Você estava secretamente esperando que você seria capaz de destruí-lo?
Eu
tirei o braço fora, tirei os captadores para fora, desmontei
tudo e, em seguida, coloquei tudo novamente, da maneira que EU faria.
Então eu peguei a guitarra e joguei. Ela correu por toda a
sala e caiu no chão. Eu disse: 'vár pegá-la". O
cara pegou, e estava em perfeita sintonia, porque as cordas foram
esticados corretamente, o braço estava apertado, tudo estava do
jeito que era para ser.
Eu só olhei para eles e
disse:" Agora me diga que o problema foi [por causa] de
transporte! Não é a porra do transporte, são
vocês apenas que não sabem configurá-las
direito!
Atenção aos detalhes. Isso iluminou as suas mentes, porra. "
Você parece muito consciente do fato de que ele é o seu nome que está no equipamento
"Sim, bem, eu não estou
endossando um produto; é o meu produto, sabe? É
definitivamente um esforço de equipe, eu não poderia
fazê-lo em meu próprio. Mas é uma marca, é a
nossa empresa, por assim dizer. A única coisa variável ou
possível que nós não temos controle sobre tudo
são as válvulas .
Como na última
turnê eu estraguei um cabeçote uma vez, porque eu tinha
uma válvula ruim. Mas você sabe, você tem
um pneu ruim em um carro ou qualquer outra coisa. Nós
não fazemos válvulas. Se fizéssemos
válvulas EVH, elas não iriam explodir! [Risos] "
Você mencionou o mini amplificador Lunchbox antes. É um pequeno amplificador, mas tem o seu som.
"Sim, e esse é o ponto. É um amplificador de 15 watts, e ele grita!. Quero dizer, você poderia tocar no Fórum LA com esse amp. Ele tem um interruptor de um quarto de potência que o traz para baixo, usamos válvulas EL84s nele, elas são grandes válvulas. Soam como um 5150. "
Foi um desafio para a linha de amplificadores menores?
"Tudo é um desafio,
basicamente. Quando nos deparamos com a idéia, eles constroem e
me enviam. Logo depois eu vou sugerir mudanças e fica nesse vai
e volta até que esteja certo. Os captadores em uma Wolfgang
por exemplo: tivemos duas empresas que construíram cada uma, 40
pares de captadores. Por isso, tivemos 80 captadores, e eu não
gosto de nenhum deles!
Por isso, perguntei a Fender,"
Quem faz os seus captadores Strato? "E eles responderam:, 'Bem,
nós os fazemos em casa'. Então eu disse: 'Bem,
então vamos construir meus captadores em casa'. Primeira vez, a
primeira tentativa, boom! Isso é o que eu quero! Porque me
ouviram.
"Os outros caras, das outras
marcas, eu não sei, eu acho que eles só me jogaram na
mão algo que eles já tinham para que pudessem dizer,
'Hey, Eddie Van Halen usa esse modelo reconhecido". Quero dizer,
isso não era o ponto, eu teria usado se estivesse do jeito
que eu queria, mas isso não aconteceu ".
A chave de comutação de energia é uma espécie de continuação de toda a ideia do Variac?
"Sim! E na versão Combo do 5150 III tem um botão que faz a mesma coisa. É um circuito diferente, mas é a mesma premissa, então isso é realmente mais como um Variac. "
Você poderia imaginar o que teria sido se tivesse tudo isso no seu começo de carreira?
"Oh cara! Mas essas coisas acontecem por uma razão, eu acho ... "
O modelo Lunchbox também
tem um monte de recursos sobre ele em comparação com um
monte de amplificadores de baixa potência. Era importante manter
recursos como EQ completo, o loop de efeitos, e assim por diante?
"Oh, definitivamente. Nossa
missão é construir um melhor ...em tudo. Seja o que for
que nos aproximamos, é melhor que seja melhor do que a nossa
concorrência. "
E você incluiu os
controles de ressonância e a presença lá.
Você acha que estes são muitas vezes incompreendidos,
às vezes esquecidos pelos músicos?
"Bem, você não
deve ter medo de transformar qualquer coisa, você sabe! Essa
é a minha filosofia. Eu sei que é uma linha de Spinal
Tap, mas eu boto tudo até 15. Para o ponto onde fica bem feio, e
então eu volto um pouco até onde a feiura vai embora. Que
normalmente acaba por cerca de 14, e não 11! "
Mais de 11 ...
"Sim! E, então,
continuo a empurrar. Assim como o canal quente no amplificador 5150
IIIS é mais quente do que o 5150 III. É como um carro de
corrida, a cada ano, você tem que ter ser mais rápido.
É interminável. "
Parece que você nunca vai parar de procurar melhorias no tom ...
"É
apenas uma parte inata do meu DNA sabe? É quem eu sou. Eu gosto
que as pessoas possam ser capazes de pegar uma Wolfgang e um 5150 e
não ter que lutar para obter um som. Quer dizer, eu vejo tantas
pessoas que se conectam a um amplificador e eles não têm
idéia de como até mesmo defini-lo. E com um 5150 III, que
quase não importa onde você defini-lo, ele vai soar bem.
Basta girar o volume para cima, e não é difícil.
"Para obter um som
ruim de um 5150 é realmente difícil. Eu sei que
muitos engenheiros que têm um 5150 III em seu estúdio,
porque eles re-amplificam. Quando o guitarrista deixa eles
ligá-lo a tudo de volta através de um 5150 III e o cara
vem de volta no dia seguinte e diz: 'O que você fez homem? Parece
muito foda! "
Finalmente, você tem algum conselho para aspirantes a guitarristas?
"Obviamente, gostar de fazer o que está fazendo. A linha inferior é, você precisa ter amor no que você está fazendo. Não há regras. Eu acho que é engraçado quando as pessoas tomam todas essas aulas de teoria musical, é exatamente isso. É a teoria. Você sabe? Você tem 12 malditas notas, o 13 é a oitava, faça o que quiser com elas. É realmente muito simples. Não há erros: Eu chamo essas notas de passagens! [Risos] "
(versão original desta matéria aqui)