Entrevista 2008: Eddie e Wolfgang - Guitar World
Publicado em Março, 14.2012 - Agradecimentos : Ricardo 5150Em entrevista concedida à Revista Guitar World, em Abril de 2008, Eddie Van Halen e seu
filho, Wolfgang Van Halen discutem a evolução e o futuro da banda.
Eddie Van Halen
colocou fogo no grupo que leva seu nome. Ele
levou seu filho, Wolfgang, para reacender a paixão e levar o
grupo para a estrada, em uma das turnês mais esperadas
da história do rock. Nesta
entrevista exclusiva mundial, pai e filho falam sobre trabalhar
e tocar juntos no Van Halen.
O talento musical é herdado geneticamente? Se a sua amostra de teste é a família Van Halen, a resposta, sem dúvida, seria sim e a prova disso seria a turnê atual do Van Halen, que conta com os irmãos Van Halen, (Alex na bateria e Eddie na guitarra, respectivamente), bem como Wolfgang, o filho de Eddie de apenas 16 anos de idade, no baixo. Embora Wolfgang tenha pego o baixo a menos de dois anos atrás, seu conforto nos palcos da arena na frente de uma multidão de 20.000 fãs sugere que estava sempre em seu DNA ser um performer.
Wolfgang ser um membro da banda agora pode parecer destino, mas Ed teve o cuidado desde o início para que os interesses musicais de Wolfgang e seus talentos se desenvolvessem naturalmente, embora Ed muitas vezes deu a entender que ele esperava que seu filho seguisse seus passos. "Eu vou deixar Wolfgang ser o que ele quer ser", afirmou em 1995, quando Wolfgang tinha apenas quatro. "Eu não vejo como ele não vai ser de alguma forma um músico, sendo exposto a isso o tempo todo. Mas eu não vou forçá-lo a tocar piano ou ter aulas de música como meus pais fizeram para mim. "
Aparições de Wolfgang na guitarra durante a turnê do Van Halen 2004 mostrou que filho de Ed não só tinha um interesse na música, mas ele também desenvolveu rapidamente verdadeiro talento como músico. Mesmo assim, fãs devotos foram pegos de surpresa completa quando Ed revelou no final de 2006, que Wolfgang Van Halen seria o novo baixista da banda agora. Poucos meses depois, quando a notícia vazou que David Lee Roth estava retornando como vocalista da banda e uma turnê estava em elaboração, os críticos perguntaram se Wolfgang estava verdadeiramente qualificado. Tocar em uma das turnês mais aguardadas dos últimos 20 anos é um inferno de um primeiro emprego para qualquer um, ainda mais para alguém que tinha apenas 16 anos e nunca tocou em outras bandas antes.
O que parecia uma jogada arriscada em papel provou em vez de ser um sucesso esmagador, pois Wolfgang deu nova vida à banda com o equilíbrio de um certo entusiasmo juvenil e a reverência dedicada a canções clássicas da banda, todos as quais foram registradas anos antes de Wolfgang nascer. Enquanto a turnê do Van Halen dá aos fãs a oportunidade de ver a banda com David Lee Roth, novamente, a presença de Wolfgang no palco abre a porta para um novo capítulo na história da banda. O que está por vir no futuro é uma incógnita, mas com Wolfgang juntando-se à banda, sua fundação é agora mais forte do que nunca, como é o seu potencial para crescer em novas direções.
Conversando com Ed e Wolfgang, várias qualidades incomuns tornam-se evidentes. Não há conflito de gerações entre os dois, mas mais importante é que eles revelam uma relação inegável mútua e admiração um pelo outro que, mesmo a rebeldia ocasional de Wolfgang e as exposições lúdicas Ed da sua autoridade de pai não pode esconder. Os dois são verdadeiramente fãs um do outro nos talentos. Tem-se a sensação de que Wolfgang seria um enorme fã do Van Halen mesmo se seu pai não estivesse na banda e que Ed gostaria de fazer música com Wolfgang, mesmo que Wolfgang não fosse seu filho.
Com elogios vindos sobre a turnê atual da banda e uma vida de possibilidades pela frente para explorar, o futuro de Van Halen como uma banda parece muito brilhante graças à adição de um novo membro da família. Como diz o ditado, a família que joga unida, permanece unida, e esta família positivamente o faz.
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Guitar World: Como Wolfgang entrou para a banda? Você perguntou a ele se queria participar?
WOLFGANG VAN HALEN: Eu não pedi para participar.
ED VAN HALEN: Eu perguntei. Estávamos no estúdio um dia. Alex estava na sala da bateira. A sala da bateria é na parte de trás do estúdio, então não pudíamos ver Alex e Alex também não podia nos ver.
WOLFGANG: Estávamos atrás da console, na sala de controle. Lá é onde ficamos quando nós ensaiamos.
ED: Dessa forma eu posso mixar e é muito mais fácil de monitorar todos os instrumentos. O som é realmente muito alto e claro. É como fazer uma gravação, porque eu tenho a capacidade de mixar enquanto estamos tocando. Então, Wolfgang pegou um baixo, e eu coloquei o baixo no fones de Alex.
WOLFGANG: Foi no verão de 2006. Meu pai tinha dito: "Ei, você quer fazer um Jam?" E eu disse: "Claro."
ED: Nós estávamos tocando algumas coisas. Eu nunca vou esquecer. Você tocou o baixo de cinco cordas com somente quatro cordas nele.
WOLFGANG: Oh yeah!
ED: Alex não tinha idéia de que era você. Eu coloquei em seus fones de ouvido. Foi a primeira vez em 30 anos que Alex teve sons graves em seus fones de ouvido. Alex disse: "Ei! Como você está tocando baixo e guitarra ao mesmo tempo? "Peguei o talkback e disse:" Diga oi, Wolfie! "E você foi [em voz alta]:" Oi, tio Alex! "Sua voz era muito mais aguda então. Alex disse: "Quem está tocando baixo?" Eu lhe disse que era Wolfie, e ele simplesmente não acreditou.
WOLFGANG: Depois disso, Alex perguntou se eu queria fazer uma Jam novamente. E eu disse, "Yeah!"
ED: Foi quando eu perguntei se ele gostaria de ser o baixista do Van Halen. Ele disse: "Sim, contanto que eu não tenha que fazer umas certas coisas", que não vou mencionar. [Risos]
WOLFGANG: Posso dizer que eu disse: "Claro. Eu só não quero fazer um solo de baixo. "
ED: Mesmo assim você pode fazer um par de pequenos solos que mostrarão a todos que você é um música de nivel mundial.
WOLFGANG: Sim, que seja. Então nós fizemos so ensaios como uma coisa religiosa: em todas as quartas e sábados estávamos lá para tocar. Nós apenas continuamos tocando sem parar e, eventualmente, nós pensamos: 'Hey, nós somos muito, muito bons!'
Guitar World: Então no início tudo aconteceu organicamente?
WOLFGANG: Nós não estabelecemos um plano ou algo assim. Só nos sentíamos bem tocando juntos. Nós tocamos juntos uns bons quatro meses sem nenhum vocal, e nós apenas nos olhavámos e sabíamos que era impressionante.
ED: É como Dave diz: "Três peças originais, e uma parte inevitável." E era inevitável.
Guitar World: Wolfgang, você toca vários instrumentos : bateria, guitarra e teclados. O que o levou para o baixo?
WOLFGANG: Bem, era a única vaga aberta. [Todos riem] e as pessoas que preenchem os outros postos : bateria e guitarra, são os dois melhores em seus instrumentos, no mundo. Então achei que o baixo era seguro. Você não tem que sair da linha.
ED: Lembro-me de outra coisa que você disse no início: "Posso fazer apenas um Groove?"
WOLFGANG: Eu só gostaria de estar lá para curtir e manter a música fluindo.
Guitar World: Seu pai sempre disse que desejava que você fosse o baixista.
WOLFGANG: Eu amo ser um baixista. É só eu e Alex em uma seção de groove. Apenas boom, boom, boom, e nós somos bons.
ED: Ele é assim e por aí vai. Ei Wolf, quer trocar de instrumentos na turnê?
Guitar World: As expectativas são enormes em você, Eddie.
WOLFGANG: Mas você tem que admitir que havia enormes expectativas em mim antes do primeiro show.
ED : Antes de sairmos em turnê, muitas pessoas estavam dizendo que Wolfgang estava no show só porque ele é meu filho. Mas depois do primeiro show, esqueça. É apenas as mãos para baixo, mãos para cima, mãos para os lados: ele é um músico e um Van Halen.
Guitar World: Foi entre o período que a turnê foi anunciada e quando você tocou em seu primeiro show difícil?
WOLFGANG: Eu só queria acabar logo com isso. Eu queria estar onde estamos agora. Havia tanto peso em meus ombros para encher os sapatos e provar que eu poderia fazê-lo. Eu sabia que podia fazê-lo, mas eu queria dizer: "Todo mundo, hey, eu posso fazer isso!"
ED: Nós ensaiamos provavelmente seis meses antes de Dave aparecer. Estávamos quase no fim do ensaio. Chegamos ao ponto em que estávamos brincando.
WOLFGANG: É quando começamos a tocar "Little Dreamer" no dobro da velocidade.
ED: Quando Dave entrou foi muito louco'.
WOLFGANG: Aquela noite foi mágica. Essa foi a primeira vez que ouvi os vocais com tudo.
ED: Dave não conseguia acreditar o quão bom você é no baixo.
Guitar World: Wolfgang, você saiu diretamente dos ensaios com seu pai e tio, para tocar alguns dos maiores locais do mundo. Foi difícil para você fazer essa transição?
WOLFGANG: Porque nós ensaiamos tão instensamente, coisa de passar seis meses no estúdio 5150, depois no Center Staging e, em seguida, por algumas semanas, no Fórum de Los Angeles, senti que tinha feito a preparação suficiente para me sentir seguro. Além disso, quando você está no palco, você está longe o suficiente de pessoas que você se sente confortável. Às vezes eu posso fechar meus olhos e sinto como se estivéssemos naquela sala no 5150 novamente.
ED: É muito diferente do que ensaiar no estúdio. É provavelmente mais confortável do que estar na sala de controle, com um monte de pessoas olhando para você.
WOLFGANG: Quando há apenas 10 pessoas ao redor, eu fico nervoso. Mas, quando há tantas outras pessoas, me sinto mais confortável. Então é só cada um de nós fazer a sua parte.
Guitar World: Como seu pai o ajudou a se preparar para a turnê?
WOLFGANG: Ele realmente não me ajudou a preparar. Ele só me disse o que NÃO fazer.
ED: Eu ensinei a ele o que meu pai me ensinou, o que é que você pode aprender com todos o que fazer e o que não fazer.
WOLFGANG: Isso, e praticar.
ED: Na verdade, ele me ajudou mais do que eu o ajudei.
WOLFGANG: Sim, eu tive que ensiná-lo a tocar as músicas novamente!
ED: Porque eu não conseguia lembrar as canções malditas, e eu não sei como trabalhar com um iPod porra! Ele tinha um com todas as músicas. Nós conectamos na sala de controle, e ele iria, "Não pai, não é assim!"
Guitar World: Você ensinou a si mesmo como tocar as músicas?
WOLFGANG: Sim, eu fiz. À noite, antes de começarmos a praticar, eu sentava na minha sala de música e eu ouvia cada música e apenas tocava para eles. Eu não fiz exatamente tudo o que está nas gravações. Eu coloquei minha própria "vibe" sobre elas. Eu mantive o mais próximo possível, mas acrescentou um pouco ... de tempero. Um pouco de talento Wolfgang Van Halen. [Risos]
Guitar World: Edide, o que é que gosta de estar no palco com seu filho como um membro da banda, e não apenas um convidado especial como ele estava na turnê anterior?
ED: É uma sensação incrível. Eu sou tão verdadeiramente abençoado. Eu tenho fotos de mim sentado no tribunal racquetball de pijama com uma guitarra acústica e Wolfgang lá, provavelmente, apenas dois-pés e meio de altura. Eu nunca vou esquecer o dia em que vi o pé tocando junto no ritmo! Eu sabia, eu não podia esperar pelo dia que eu seria capaz de fazer música com meu filho. Eu não sei o que mais eu poderia pedir.
Guitar World: Mesmo depois de r cerca de 40 shows juntos, você ainda tem momentos?
ED: Oh yeah. Toda noite. Às vezes nós realmente até falamos enquanto estamos tocando. Eu digo: "Hey! Você está bem? " Porque às vezes ele olha para mim de um jeito engraçado. Quando eu lhe dou um beijo ou um high five ou um cinco baixo, é do coração. Não é treta. É apenas puro amor.
WOLFGANG: Isso não acontece comigo todas as noites, mas às vezes quando estou tocando eu esqueço de cantar ou tocar uma nota certa, eu olho para cima e penso: "Whoa, isso é loucura!" Esse sentimento está sempre lá, mas eu nem sempre tenho tempo para pensar sobre isso porque eu tenho um trabalho a fazer.
ED: Eu viajo! Você explode minha mente. Estar tocando juntos é algo que eu sempre sonhei. Acredite ou não, eu não sabia que você ia ser tão bom. Assusta essa merda fora de mim. Ele toca bateria como um profissional, também. A primeira coisa que ele faz na casa é começar a tocar "E o Cradle Will Rock" no piano. Teve uma vez que Janie, minha namorada, passou e disse: "Oh! Eu pensei que era você. "Mas foi Wolfie. Bateria, guitarra, baixo, teclados... merda! E cantando!
Guitar World: Como é estar em uma banda com seu pai e seu tio?
WOLFGANG: Me sinto bem.
ED: Essa é a maneira perfeita para colocá-lo. Ele só se sente bem.
WOLFGANG: Eu não penso: "Isso é estranho. Estou com um monte de pessoas mais velhas." Eu sinto que estamos todos na mesma idade. É só o que fazemos.
ED: Eu ia dizer a mesma coisa. Mesmo agora e quando estamos no palco tocando, eu olho para ele e penso: "Deus, é meu filho! Ele tem apenas 16 anos, mas ele não parece ter 16." Ele é um igual. Idade não importa.
WOLFGANG: Não há mais ninguém da minha idade na turnê, mas eu sinto que sou um igual. Espero que todo mundo pense de mim da mesma maneira.
ED: Eu acredito que eles fazem, mas você não iria acreditar nos assuntos legais que tivemos que passar por tê-lo como baixista do Van Halen.
WOLFGANG: Ainda estou na escola.
Guitar World: Assistindo a banda tocar, é como Wolfgang tivesse sido um membro já há um longo tempo. Por que você acha que se dão tão bem juntos?
WOLFGANG: Mesmo sangue.
ED: É inato. A forma como Wolfgang toca baixo é muito semelhante à maneira como eu toco guitarra. É muito pouco ortodoxa. Seu estilo é interessante. Quando outras bandam passam por aqui, como Green Day, eu digo: "Feche os olhos e ouça-o." As pessoas enlouquecem. C.C. DeVille [Guitarrista do Poison] deixou-me uma mensagem e ele não me cumprimenta em tudo. Ele disse que eu estava no topo do meu jogo, mas meu filho realmente impressionou. Você sabe como isso me deixa orgulhoso? Eu não poderia pedir mais. Não só ele provou a sí mesmo que pode, mas ele também leva essa coisa mais além. Ele faz toda a merda no baixo que eu faço na guitarra. É incrívelmente foda.
WOLFGANG: É como um metrônomo genético. Quando nós terminamos as músicas, nós nem sequer olhamos um para o outro. Todos nós sentimos isso. É música boa e eu adoro tocar.
Guitar World: Como seus amigos reagiram ao seu primeiro emprego?
WOLFGANG: Meus amigos só me vêem como eu. Sou Wolfie, fazendo minhas coisas.
ED: Mas eles devem pirar!
WOLFGANG Sim, eles piram. Mas todos eles realmente me apoiam.
ED: Eu tenho certeza que eles estão orgulhosos de você.
Guitar World: Que música você escuta?
WOLFGANG: Basicamente rock. Nada muito fora do comum. Eu gosto muito do Tool, que é uma das minhas bandas favoritas, e eu amo Primus e Sevendust, também.
ED: Você estava totalmente em AC/DC por um tempo.
WOLFGANG: AC/DC está em todos nossos corações, porque são demais.
ED: Você nos ouve, também.
WOLFGANG: Não mais. Eu não ouço VH já faz um bom tempo.
ED: Isso é porque você está tocando agora. Eu me lembro quando o apanhei na escola um dia e havia caixas de gravações na loja no estúdio. Você olhou para eles e disse : "Isso é tudo seu, pai?"
WOLFGANG Oh yeah. Eu provavelmente tinha cinco anos.
ED: Não, acho que era 10.
WOLFGANG: Que seja.
ED: Eu pirei tanto que eu esqueci completamente de mostrá-lo toda a música que eu escrevi. Tudo o que ele sabia era o que ele ouviu no rádio.
WOLFGANG: Como "Jump", e foi isso.
ED: Eu nunca vou esquecer quando estávamos voltando para casa de Castle Park [o centro de entretenimento familiar]. "Hot for Teacher" tocou no rádio e Wolf estava dizendo: "Quem é que canta?" Eu disse, "Isso é Dave."
Guitar World: Quando você começou a ouvir as gravações do seu pai com David Lee Roth? O que você gosta neles?
WOLFGANG: Eu não tenho certeza quando eu comecei.
ED:Você tinha que ouvi-los para aprendê-las.
WOLFGANG: Sim, mas eu não tenho certeza de quando comecei. Eu amo isso pela mesma razão que todo mundo adora. É incrível. É só boa música. Ela dura. Foi feita há um tempão atrás, e vive ainda hoje.
Guitar World: A música do Van Halen nunca perdeu o seu apelo adolescente. Por exemplo, "Panamá" foi apresentado no filme Superbad, e se encaixam perfeitamente, embora o filme se passa nos dias de hoje.
WOLFGANG: Eu amo esse filme.
GW: O que há na música do Van Halen música que a torna tão atemporal?
WOLFGANG: Ela detona.
ED: Ela só vive e respira. É real. Não é planejado, premeditado ou qualquer coisa. É só o que sai. Se você tentar escrever uma canção para agradar as pessoas e eles não gostam disso, você está ferrado, porque você não está agradando a si mesmo, por exemplo. E se não gostar, você está fodido duplamente.
Guitar World: Você escreve um monte de material. Você tem um medidor em sua cabeça que lhe permite saber quando algo está pronto para servir à mesa?
ED: Há um monte de coisas que eu gosto que o resto dos caras não. Foi assim com "Panamá". Eu raramente começo por uma só, e Alex ouve o que eu estou tocando e vai atrás. Eu nunca vou esquecer quando eu escrevi "Little Dreamer ", que é um dos poucos onde eu não começo por um riff, e ele vai atrás também. No palco quando estamos tocando ...
WOLFGANG: ... Oh Deus, eu tenho que parar pra te ver! No final de "Unchained" temos que ir a oito ou nove vezes antes do final nós ficamos loucos '! Às vezes é três. Às vezes, é cinco. É sempre um número ímpar.
ED: Eu não posso contar por algum motivo. É sempre grupos de três ou cinco por algum motivo. Só vou pelo tato.
WOLFGANG: E às vezes esse sentimento é errado! [Risos] Mas nós sempre de alguma maneira conseguimos puxá-lo junto para o final.
ED: Nós caimos das estrelas e ainda caímos com nos nossos pés juntos. No palco, eu olho para Wolfie, porque ele pode contar!
Guitar World: Tem sido sempre assim, mesmo antes de Wolfgang?
ED: Yeah! Mas agora eu tenho duas pessoas para me ajudar, porque ambos, Alex e Wolfie podem contar.
Guitar World: Como você aborda sua seção de solo a cada noite?
ED: Há certas coisas que eu sinto que os fãs realmente querem me ouvir tocar. "Eruption". "Catedral".
WOLFGANG: "Spanish Fly". A introdução da "Little Guitars".
ED: Eu erro um pouco. A única queixa que tenho é que o meu solo é muito longo. Metade do tempo eu estou olhando para Matt Bruck e penso: "Vai Porra,! Para onde eu vou daqui?" Às vezes eu não sei para onde ir, porque eu esqueço todas as coisas que eu fiz. É como o que você me perguntou sobre por que a música do Van Halen tem se mantido. É porque é espontânea e real. Não estou dizendo que não há nenhum pensamento por trás dele. Obviamente tem que ter algum tipo de estrutura. Mas a espontaneidade é o ingrediente principal.
Guitar World: Agora que você já testou exaustivamente os amplificadores EVH 5150 III, como você se sente? Eles melhoraram ou mudaram o seu tom?
ED: É apenas uma progressão natural. É uma extensão de mim, assim como a guitarra, que dei o nome do meu filho antes mesmo dele estar na banda. A tatuagem no meu braço ["Wolfgang"] diz tudo.
Guitar World: Você ainda usa uma configuração de old-school com um cabo de guitarra e monitores inclinados, e você controla os seus próprios efeitos de uma pedaleira no palco. Por quê?
ED: Porque é isso que eu gosto. Eu não gosto de merda digital. Minha pedaleira é caseira. É tudo uma questão de som. É muito simples. Wireless sem fio, é digital. Esperemos que em algum lugar ao longo da linha alguém irá adicionar mais uns aos zeros. Quando comecei com os digitais, eu juro que eu podia ouvir a diferença entre uns e zeros.
Guitar World: O pedal wah-wah é a mais nova adição à sua plataforma.
ED: Pode parecer assim para você, mas eu usei um wah desde os anos noventa. Eu uso-o mais agora do que nunca. Eu não podia pagar um desses quando estávamos começando, mas eu sempre quis ter um. A razão pela qual eu nunca usei qualquer tipo de caixa de fuzz ou distorção é porque eu não podia comprá-los.
Guitar World: Que tipo de wah você está usando?
ED: É o meu próprio modelo, feito pelas minhas próprias especificações, pela Dunlop. Eu apenas vou pelos meus ouvidos, e digo às pessoas que é assim que eu quero que soe. Muita gente não entendo muite bem. Matt Bruck e eu rebentamos nossas bundas para levar as pessoas a entender o que significa o tom. Somos caçadores de tons, e até chegarmos lá não paramos. Isso é o que nos mantém indo.
Guitar World: Você trouxe um monte de guitarras Wolfgang diferentes nessa turnê, mas você normalmente toca uma em particular em um show. Entretanto, em outro show que você pode tocar outra totalmente diferente da guitarra Wolfgang naquela noite. Como você escolhe qual você quer tocar naquela noite?
ED: As guitarras Wolfgang tenho são protótipos. Eu geralmente tocor o protótipo mais novo. Esperamos que soe melhor do que o anterior, e se isso acontecer, eu acabo tocando. Eu gosto do modelo branco, eu estou tocando melhor com ele do que com o modelo Sunburst, que eu gosto melhor do que a preta.
Guitar World: Wolfgang: como você escolhe a sua plataforma de baixo?
WOLFGANG: Matt Bruck me ajudou muito com os amplificadores Sound City. Quando estávamos praticando Matt me disse que ele tinha esses amplificadores muito legais, e nós viciamos. Eles mandam bem.
ED: Ninguém consegue um som de baixo como ele faz. Ele usa EVH Marca 5150-III 4x12s. Os gabinetes, os mesmos com Celestion EVH de 12 polegadas, alto-falantes que eu uso.
WOLFGANG: Eles são realmente fora do comum, mas funcionam.
ED:Tudo começa aqui. [Ed segura os dedos de Wolfgang.]
WOLFGANG: Eu divido o sinal entre o amplificador e um DI, e eu tenho um pré-amplificador também. Mas o amplificador é o quente do som.
Guitar World: Quais baixos você está tocando?
WOLFGANG: Eu estou tocando um Franken-bass, se você quiser chamá-lo assim. Ele é baseado na guitarra do meu pai Frankenstein ...
ED: Só que tem quatro cordas em vez de seis.
WOLFGANG: Eu tenho o vermelho do Natal do ano passado. Chip Ellis construiu, e ele me disse que estava querendo fazer um backup, por isso pedi-lhe para pintar de azul. Desde que eu era pequeno eu queria que minhas próprias listras. Azul é minha cor favorita, por isso, tentou fazê-lo e eu acho que parece muito legal.
Guitar World: Você, eventualmente, se vê em um segmento de solo no palco?
WOLFGANG: Eu não faço. Eu gosto de ter meu próprio momento durante cinco segundos, como na introdução de "So This Is Love?" e em parte tocando a "Romeo Delight". Isso é suficiente para mim. Eu sou mais do tipo "jogador de equipe".
Guitar World: Qual foi o seu melhor momento pessoal até agora nessa turnê?
WOLFGANG: Quando fizemos o show de ensaio para amigos e família em Los Angeles, era apenas o começo e eu não senti que eu tinha amadurecido. Quando voltamos para Los Angeles e fiz o primeiro espetáculo no Staples Center, senti uma sensação de realização. Eu era um músico muito melhor. Eu me sentia como um membro da banda.
ED: Para mim é o fato de eu começar a tocar com meu filho, meu irmão e Dave. Toda noite é especial. Fazer uma entrevista com o meu filho agora é especial. É tudo especial.
O talento musical é herdado geneticamente? Se a sua amostra de teste é a família Van Halen, a resposta, sem dúvida, seria sim e a prova disso seria a turnê atual do Van Halen, que conta com os irmãos Van Halen, (Alex na bateria e Eddie na guitarra, respectivamente), bem como Wolfgang, o filho de Eddie de apenas 16 anos de idade, no baixo. Embora Wolfgang tenha pego o baixo a menos de dois anos atrás, seu conforto nos palcos da arena na frente de uma multidão de 20.000 fãs sugere que estava sempre em seu DNA ser um performer.
Wolfgang ser um membro da banda agora pode parecer destino, mas Ed teve o cuidado desde o início para que os interesses musicais de Wolfgang e seus talentos se desenvolvessem naturalmente, embora Ed muitas vezes deu a entender que ele esperava que seu filho seguisse seus passos. "Eu vou deixar Wolfgang ser o que ele quer ser", afirmou em 1995, quando Wolfgang tinha apenas quatro. "Eu não vejo como ele não vai ser de alguma forma um músico, sendo exposto a isso o tempo todo. Mas eu não vou forçá-lo a tocar piano ou ter aulas de música como meus pais fizeram para mim. "
Aparições de Wolfgang na guitarra durante a turnê do Van Halen 2004 mostrou que filho de Ed não só tinha um interesse na música, mas ele também desenvolveu rapidamente verdadeiro talento como músico. Mesmo assim, fãs devotos foram pegos de surpresa completa quando Ed revelou no final de 2006, que Wolfgang Van Halen seria o novo baixista da banda agora. Poucos meses depois, quando a notícia vazou que David Lee Roth estava retornando como vocalista da banda e uma turnê estava em elaboração, os críticos perguntaram se Wolfgang estava verdadeiramente qualificado. Tocar em uma das turnês mais aguardadas dos últimos 20 anos é um inferno de um primeiro emprego para qualquer um, ainda mais para alguém que tinha apenas 16 anos e nunca tocou em outras bandas antes.
O que parecia uma jogada arriscada em papel provou em vez de ser um sucesso esmagador, pois Wolfgang deu nova vida à banda com o equilíbrio de um certo entusiasmo juvenil e a reverência dedicada a canções clássicas da banda, todos as quais foram registradas anos antes de Wolfgang nascer. Enquanto a turnê do Van Halen dá aos fãs a oportunidade de ver a banda com David Lee Roth, novamente, a presença de Wolfgang no palco abre a porta para um novo capítulo na história da banda. O que está por vir no futuro é uma incógnita, mas com Wolfgang juntando-se à banda, sua fundação é agora mais forte do que nunca, como é o seu potencial para crescer em novas direções.
Conversando com Ed e Wolfgang, várias qualidades incomuns tornam-se evidentes. Não há conflito de gerações entre os dois, mas mais importante é que eles revelam uma relação inegável mútua e admiração um pelo outro que, mesmo a rebeldia ocasional de Wolfgang e as exposições lúdicas Ed da sua autoridade de pai não pode esconder. Os dois são verdadeiramente fãs um do outro nos talentos. Tem-se a sensação de que Wolfgang seria um enorme fã do Van Halen mesmo se seu pai não estivesse na banda e que Ed gostaria de fazer música com Wolfgang, mesmo que Wolfgang não fosse seu filho.
Com elogios vindos sobre a turnê atual da banda e uma vida de possibilidades pela frente para explorar, o futuro de Van Halen como uma banda parece muito brilhante graças à adição de um novo membro da família. Como diz o ditado, a família que joga unida, permanece unida, e esta família positivamente o faz.
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Guitar World: Como Wolfgang entrou para a banda? Você perguntou a ele se queria participar?
WOLFGANG VAN HALEN: Eu não pedi para participar.
ED VAN HALEN: Eu perguntei. Estávamos no estúdio um dia. Alex estava na sala da bateira. A sala da bateria é na parte de trás do estúdio, então não pudíamos ver Alex e Alex também não podia nos ver.
WOLFGANG: Estávamos atrás da console, na sala de controle. Lá é onde ficamos quando nós ensaiamos.
ED: Dessa forma eu posso mixar e é muito mais fácil de monitorar todos os instrumentos. O som é realmente muito alto e claro. É como fazer uma gravação, porque eu tenho a capacidade de mixar enquanto estamos tocando. Então, Wolfgang pegou um baixo, e eu coloquei o baixo no fones de Alex.
WOLFGANG: Foi no verão de 2006. Meu pai tinha dito: "Ei, você quer fazer um Jam?" E eu disse: "Claro."
ED: Nós estávamos tocando algumas coisas. Eu nunca vou esquecer. Você tocou o baixo de cinco cordas com somente quatro cordas nele.
WOLFGANG: Oh yeah!
ED: Alex não tinha idéia de que era você. Eu coloquei em seus fones de ouvido. Foi a primeira vez em 30 anos que Alex teve sons graves em seus fones de ouvido. Alex disse: "Ei! Como você está tocando baixo e guitarra ao mesmo tempo? "Peguei o talkback e disse:" Diga oi, Wolfie! "E você foi [em voz alta]:" Oi, tio Alex! "Sua voz era muito mais aguda então. Alex disse: "Quem está tocando baixo?" Eu lhe disse que era Wolfie, e ele simplesmente não acreditou.
WOLFGANG: Depois disso, Alex perguntou se eu queria fazer uma Jam novamente. E eu disse, "Yeah!"
ED: Foi quando eu perguntei se ele gostaria de ser o baixista do Van Halen. Ele disse: "Sim, contanto que eu não tenha que fazer umas certas coisas", que não vou mencionar. [Risos]
WOLFGANG: Posso dizer que eu disse: "Claro. Eu só não quero fazer um solo de baixo. "
ED: Mesmo assim você pode fazer um par de pequenos solos que mostrarão a todos que você é um música de nivel mundial.
WOLFGANG: Sim, que seja. Então nós fizemos so ensaios como uma coisa religiosa: em todas as quartas e sábados estávamos lá para tocar. Nós apenas continuamos tocando sem parar e, eventualmente, nós pensamos: 'Hey, nós somos muito, muito bons!'
Guitar World: Então no início tudo aconteceu organicamente?
WOLFGANG: Nós não estabelecemos um plano ou algo assim. Só nos sentíamos bem tocando juntos. Nós tocamos juntos uns bons quatro meses sem nenhum vocal, e nós apenas nos olhavámos e sabíamos que era impressionante.
ED: É como Dave diz: "Três peças originais, e uma parte inevitável." E era inevitável.
Guitar World: Wolfgang, você toca vários instrumentos : bateria, guitarra e teclados. O que o levou para o baixo?
WOLFGANG: Bem, era a única vaga aberta. [Todos riem] e as pessoas que preenchem os outros postos : bateria e guitarra, são os dois melhores em seus instrumentos, no mundo. Então achei que o baixo era seguro. Você não tem que sair da linha.
ED: Lembro-me de outra coisa que você disse no início: "Posso fazer apenas um Groove?"
WOLFGANG: Eu só gostaria de estar lá para curtir e manter a música fluindo.
Guitar World: Seu pai sempre disse que desejava que você fosse o baixista.
WOLFGANG: Eu amo ser um baixista. É só eu e Alex em uma seção de groove. Apenas boom, boom, boom, e nós somos bons.
ED: Ele é assim e por aí vai. Ei Wolf, quer trocar de instrumentos na turnê?
Guitar World: As expectativas são enormes em você, Eddie.
WOLFGANG: Mas você tem que admitir que havia enormes expectativas em mim antes do primeiro show.
ED : Antes de sairmos em turnê, muitas pessoas estavam dizendo que Wolfgang estava no show só porque ele é meu filho. Mas depois do primeiro show, esqueça. É apenas as mãos para baixo, mãos para cima, mãos para os lados: ele é um músico e um Van Halen.
Guitar World: Foi entre o período que a turnê foi anunciada e quando você tocou em seu primeiro show difícil?
WOLFGANG: Eu só queria acabar logo com isso. Eu queria estar onde estamos agora. Havia tanto peso em meus ombros para encher os sapatos e provar que eu poderia fazê-lo. Eu sabia que podia fazê-lo, mas eu queria dizer: "Todo mundo, hey, eu posso fazer isso!"
ED: Nós ensaiamos provavelmente seis meses antes de Dave aparecer. Estávamos quase no fim do ensaio. Chegamos ao ponto em que estávamos brincando.
WOLFGANG: É quando começamos a tocar "Little Dreamer" no dobro da velocidade.
ED: Quando Dave entrou foi muito louco'.
WOLFGANG: Aquela noite foi mágica. Essa foi a primeira vez que ouvi os vocais com tudo.
ED: Dave não conseguia acreditar o quão bom você é no baixo.
Guitar World: Wolfgang, você saiu diretamente dos ensaios com seu pai e tio, para tocar alguns dos maiores locais do mundo. Foi difícil para você fazer essa transição?
WOLFGANG: Porque nós ensaiamos tão instensamente, coisa de passar seis meses no estúdio 5150, depois no Center Staging e, em seguida, por algumas semanas, no Fórum de Los Angeles, senti que tinha feito a preparação suficiente para me sentir seguro. Além disso, quando você está no palco, você está longe o suficiente de pessoas que você se sente confortável. Às vezes eu posso fechar meus olhos e sinto como se estivéssemos naquela sala no 5150 novamente.
ED: É muito diferente do que ensaiar no estúdio. É provavelmente mais confortável do que estar na sala de controle, com um monte de pessoas olhando para você.
WOLFGANG: Quando há apenas 10 pessoas ao redor, eu fico nervoso. Mas, quando há tantas outras pessoas, me sinto mais confortável. Então é só cada um de nós fazer a sua parte.
Guitar World: Como seu pai o ajudou a se preparar para a turnê?
WOLFGANG: Ele realmente não me ajudou a preparar. Ele só me disse o que NÃO fazer.
ED: Eu ensinei a ele o que meu pai me ensinou, o que é que você pode aprender com todos o que fazer e o que não fazer.
WOLFGANG: Isso, e praticar.
ED: Na verdade, ele me ajudou mais do que eu o ajudei.
WOLFGANG: Sim, eu tive que ensiná-lo a tocar as músicas novamente!
ED: Porque eu não conseguia lembrar as canções malditas, e eu não sei como trabalhar com um iPod porra! Ele tinha um com todas as músicas. Nós conectamos na sala de controle, e ele iria, "Não pai, não é assim!"
Guitar World: Você ensinou a si mesmo como tocar as músicas?
WOLFGANG: Sim, eu fiz. À noite, antes de começarmos a praticar, eu sentava na minha sala de música e eu ouvia cada música e apenas tocava para eles. Eu não fiz exatamente tudo o que está nas gravações. Eu coloquei minha própria "vibe" sobre elas. Eu mantive o mais próximo possível, mas acrescentou um pouco ... de tempero. Um pouco de talento Wolfgang Van Halen. [Risos]
Guitar World: Edide, o que é que gosta de estar no palco com seu filho como um membro da banda, e não apenas um convidado especial como ele estava na turnê anterior?
ED: É uma sensação incrível. Eu sou tão verdadeiramente abençoado. Eu tenho fotos de mim sentado no tribunal racquetball de pijama com uma guitarra acústica e Wolfgang lá, provavelmente, apenas dois-pés e meio de altura. Eu nunca vou esquecer o dia em que vi o pé tocando junto no ritmo! Eu sabia, eu não podia esperar pelo dia que eu seria capaz de fazer música com meu filho. Eu não sei o que mais eu poderia pedir.
Guitar World: Mesmo depois de r cerca de 40 shows juntos, você ainda tem momentos?
ED: Oh yeah. Toda noite. Às vezes nós realmente até falamos enquanto estamos tocando. Eu digo: "Hey! Você está bem? " Porque às vezes ele olha para mim de um jeito engraçado. Quando eu lhe dou um beijo ou um high five ou um cinco baixo, é do coração. Não é treta. É apenas puro amor.
WOLFGANG: Isso não acontece comigo todas as noites, mas às vezes quando estou tocando eu esqueço de cantar ou tocar uma nota certa, eu olho para cima e penso: "Whoa, isso é loucura!" Esse sentimento está sempre lá, mas eu nem sempre tenho tempo para pensar sobre isso porque eu tenho um trabalho a fazer.
ED: Eu viajo! Você explode minha mente. Estar tocando juntos é algo que eu sempre sonhei. Acredite ou não, eu não sabia que você ia ser tão bom. Assusta essa merda fora de mim. Ele toca bateria como um profissional, também. A primeira coisa que ele faz na casa é começar a tocar "E o Cradle Will Rock" no piano. Teve uma vez que Janie, minha namorada, passou e disse: "Oh! Eu pensei que era você. "Mas foi Wolfie. Bateria, guitarra, baixo, teclados... merda! E cantando!
Guitar World: Como é estar em uma banda com seu pai e seu tio?
WOLFGANG: Me sinto bem.
ED: Essa é a maneira perfeita para colocá-lo. Ele só se sente bem.
WOLFGANG: Eu não penso: "Isso é estranho. Estou com um monte de pessoas mais velhas." Eu sinto que estamos todos na mesma idade. É só o que fazemos.
ED: Eu ia dizer a mesma coisa. Mesmo agora e quando estamos no palco tocando, eu olho para ele e penso: "Deus, é meu filho! Ele tem apenas 16 anos, mas ele não parece ter 16." Ele é um igual. Idade não importa.
WOLFGANG: Não há mais ninguém da minha idade na turnê, mas eu sinto que sou um igual. Espero que todo mundo pense de mim da mesma maneira.
ED: Eu acredito que eles fazem, mas você não iria acreditar nos assuntos legais que tivemos que passar por tê-lo como baixista do Van Halen.
WOLFGANG: Ainda estou na escola.
Guitar World: Assistindo a banda tocar, é como Wolfgang tivesse sido um membro já há um longo tempo. Por que você acha que se dão tão bem juntos?
WOLFGANG: Mesmo sangue.
ED: É inato. A forma como Wolfgang toca baixo é muito semelhante à maneira como eu toco guitarra. É muito pouco ortodoxa. Seu estilo é interessante. Quando outras bandam passam por aqui, como Green Day, eu digo: "Feche os olhos e ouça-o." As pessoas enlouquecem. C.C. DeVille [Guitarrista do Poison] deixou-me uma mensagem e ele não me cumprimenta em tudo. Ele disse que eu estava no topo do meu jogo, mas meu filho realmente impressionou. Você sabe como isso me deixa orgulhoso? Eu não poderia pedir mais. Não só ele provou a sí mesmo que pode, mas ele também leva essa coisa mais além. Ele faz toda a merda no baixo que eu faço na guitarra. É incrívelmente foda.
WOLFGANG: É como um metrônomo genético. Quando nós terminamos as músicas, nós nem sequer olhamos um para o outro. Todos nós sentimos isso. É música boa e eu adoro tocar.
Guitar World: Como seus amigos reagiram ao seu primeiro emprego?
WOLFGANG: Meus amigos só me vêem como eu. Sou Wolfie, fazendo minhas coisas.
ED: Mas eles devem pirar!
WOLFGANG Sim, eles piram. Mas todos eles realmente me apoiam.
ED: Eu tenho certeza que eles estão orgulhosos de você.
Guitar World: Que música você escuta?
WOLFGANG: Basicamente rock. Nada muito fora do comum. Eu gosto muito do Tool, que é uma das minhas bandas favoritas, e eu amo Primus e Sevendust, também.
ED: Você estava totalmente em AC/DC por um tempo.
WOLFGANG: AC/DC está em todos nossos corações, porque são demais.
ED: Você nos ouve, também.
WOLFGANG: Não mais. Eu não ouço VH já faz um bom tempo.
ED: Isso é porque você está tocando agora. Eu me lembro quando o apanhei na escola um dia e havia caixas de gravações na loja no estúdio. Você olhou para eles e disse : "Isso é tudo seu, pai?"
WOLFGANG Oh yeah. Eu provavelmente tinha cinco anos.
ED: Não, acho que era 10.
WOLFGANG: Que seja.
ED: Eu pirei tanto que eu esqueci completamente de mostrá-lo toda a música que eu escrevi. Tudo o que ele sabia era o que ele ouviu no rádio.
WOLFGANG: Como "Jump", e foi isso.
ED: Eu nunca vou esquecer quando estávamos voltando para casa de Castle Park [o centro de entretenimento familiar]. "Hot for Teacher" tocou no rádio e Wolf estava dizendo: "Quem é que canta?" Eu disse, "Isso é Dave."
Guitar World: Quando você começou a ouvir as gravações do seu pai com David Lee Roth? O que você gosta neles?
WOLFGANG: Eu não tenho certeza quando eu comecei.
ED:Você tinha que ouvi-los para aprendê-las.
WOLFGANG: Sim, mas eu não tenho certeza de quando comecei. Eu amo isso pela mesma razão que todo mundo adora. É incrível. É só boa música. Ela dura. Foi feita há um tempão atrás, e vive ainda hoje.
Guitar World: A música do Van Halen nunca perdeu o seu apelo adolescente. Por exemplo, "Panamá" foi apresentado no filme Superbad, e se encaixam perfeitamente, embora o filme se passa nos dias de hoje.
WOLFGANG: Eu amo esse filme.
GW: O que há na música do Van Halen música que a torna tão atemporal?
WOLFGANG: Ela detona.
ED: Ela só vive e respira. É real. Não é planejado, premeditado ou qualquer coisa. É só o que sai. Se você tentar escrever uma canção para agradar as pessoas e eles não gostam disso, você está ferrado, porque você não está agradando a si mesmo, por exemplo. E se não gostar, você está fodido duplamente.
Guitar World: Você escreve um monte de material. Você tem um medidor em sua cabeça que lhe permite saber quando algo está pronto para servir à mesa?
ED: Há um monte de coisas que eu gosto que o resto dos caras não. Foi assim com "Panamá". Eu raramente começo por uma só, e Alex ouve o que eu estou tocando e vai atrás. Eu nunca vou esquecer quando eu escrevi "Little Dreamer ", que é um dos poucos onde eu não começo por um riff, e ele vai atrás também. No palco quando estamos tocando ...
WOLFGANG: ... Oh Deus, eu tenho que parar pra te ver! No final de "Unchained" temos que ir a oito ou nove vezes antes do final nós ficamos loucos '! Às vezes é três. Às vezes, é cinco. É sempre um número ímpar.
ED: Eu não posso contar por algum motivo. É sempre grupos de três ou cinco por algum motivo. Só vou pelo tato.
WOLFGANG: E às vezes esse sentimento é errado! [Risos] Mas nós sempre de alguma maneira conseguimos puxá-lo junto para o final.
ED: Nós caimos das estrelas e ainda caímos com nos nossos pés juntos. No palco, eu olho para Wolfie, porque ele pode contar!
Guitar World: Tem sido sempre assim, mesmo antes de Wolfgang?
ED: Yeah! Mas agora eu tenho duas pessoas para me ajudar, porque ambos, Alex e Wolfie podem contar.
Guitar World: Como você aborda sua seção de solo a cada noite?
ED: Há certas coisas que eu sinto que os fãs realmente querem me ouvir tocar. "Eruption". "Catedral".
WOLFGANG: "Spanish Fly". A introdução da "Little Guitars".
ED: Eu erro um pouco. A única queixa que tenho é que o meu solo é muito longo. Metade do tempo eu estou olhando para Matt Bruck e penso: "Vai Porra,! Para onde eu vou daqui?" Às vezes eu não sei para onde ir, porque eu esqueço todas as coisas que eu fiz. É como o que você me perguntou sobre por que a música do Van Halen tem se mantido. É porque é espontânea e real. Não estou dizendo que não há nenhum pensamento por trás dele. Obviamente tem que ter algum tipo de estrutura. Mas a espontaneidade é o ingrediente principal.
Guitar World: Agora que você já testou exaustivamente os amplificadores EVH 5150 III, como você se sente? Eles melhoraram ou mudaram o seu tom?
ED: É apenas uma progressão natural. É uma extensão de mim, assim como a guitarra, que dei o nome do meu filho antes mesmo dele estar na banda. A tatuagem no meu braço ["Wolfgang"] diz tudo.
Guitar World: Você ainda usa uma configuração de old-school com um cabo de guitarra e monitores inclinados, e você controla os seus próprios efeitos de uma pedaleira no palco. Por quê?
ED: Porque é isso que eu gosto. Eu não gosto de merda digital. Minha pedaleira é caseira. É tudo uma questão de som. É muito simples. Wireless sem fio, é digital. Esperemos que em algum lugar ao longo da linha alguém irá adicionar mais uns aos zeros. Quando comecei com os digitais, eu juro que eu podia ouvir a diferença entre uns e zeros.
Guitar World: O pedal wah-wah é a mais nova adição à sua plataforma.
ED: Pode parecer assim para você, mas eu usei um wah desde os anos noventa. Eu uso-o mais agora do que nunca. Eu não podia pagar um desses quando estávamos começando, mas eu sempre quis ter um. A razão pela qual eu nunca usei qualquer tipo de caixa de fuzz ou distorção é porque eu não podia comprá-los.
Guitar World: Que tipo de wah você está usando?
ED: É o meu próprio modelo, feito pelas minhas próprias especificações, pela Dunlop. Eu apenas vou pelos meus ouvidos, e digo às pessoas que é assim que eu quero que soe. Muita gente não entendo muite bem. Matt Bruck e eu rebentamos nossas bundas para levar as pessoas a entender o que significa o tom. Somos caçadores de tons, e até chegarmos lá não paramos. Isso é o que nos mantém indo.
Guitar World: Você trouxe um monte de guitarras Wolfgang diferentes nessa turnê, mas você normalmente toca uma em particular em um show. Entretanto, em outro show que você pode tocar outra totalmente diferente da guitarra Wolfgang naquela noite. Como você escolhe qual você quer tocar naquela noite?
ED: As guitarras Wolfgang tenho são protótipos. Eu geralmente tocor o protótipo mais novo. Esperamos que soe melhor do que o anterior, e se isso acontecer, eu acabo tocando. Eu gosto do modelo branco, eu estou tocando melhor com ele do que com o modelo Sunburst, que eu gosto melhor do que a preta.
Guitar World: Wolfgang: como você escolhe a sua plataforma de baixo?
WOLFGANG: Matt Bruck me ajudou muito com os amplificadores Sound City. Quando estávamos praticando Matt me disse que ele tinha esses amplificadores muito legais, e nós viciamos. Eles mandam bem.
ED: Ninguém consegue um som de baixo como ele faz. Ele usa EVH Marca 5150-III 4x12s. Os gabinetes, os mesmos com Celestion EVH de 12 polegadas, alto-falantes que eu uso.
WOLFGANG: Eles são realmente fora do comum, mas funcionam.
ED:Tudo começa aqui. [Ed segura os dedos de Wolfgang.]
WOLFGANG: Eu divido o sinal entre o amplificador e um DI, e eu tenho um pré-amplificador também. Mas o amplificador é o quente do som.
Guitar World: Quais baixos você está tocando?
WOLFGANG: Eu estou tocando um Franken-bass, se você quiser chamá-lo assim. Ele é baseado na guitarra do meu pai Frankenstein ...
ED: Só que tem quatro cordas em vez de seis.
WOLFGANG: Eu tenho o vermelho do Natal do ano passado. Chip Ellis construiu, e ele me disse que estava querendo fazer um backup, por isso pedi-lhe para pintar de azul. Desde que eu era pequeno eu queria que minhas próprias listras. Azul é minha cor favorita, por isso, tentou fazê-lo e eu acho que parece muito legal.
Guitar World: Você, eventualmente, se vê em um segmento de solo no palco?
WOLFGANG: Eu não faço. Eu gosto de ter meu próprio momento durante cinco segundos, como na introdução de "So This Is Love?" e em parte tocando a "Romeo Delight". Isso é suficiente para mim. Eu sou mais do tipo "jogador de equipe".
Guitar World: Qual foi o seu melhor momento pessoal até agora nessa turnê?
WOLFGANG: Quando fizemos o show de ensaio para amigos e família em Los Angeles, era apenas o começo e eu não senti que eu tinha amadurecido. Quando voltamos para Los Angeles e fiz o primeiro espetáculo no Staples Center, senti uma sensação de realização. Eu era um músico muito melhor. Eu me sentia como um membro da banda.
ED: Para mim é o fato de eu começar a tocar com meu filho, meu irmão e Dave. Toda noite é especial. Fazer uma entrevista com o meu filho agora é especial. É tudo especial.