Wolfgang Van Halen descreve como foi o nascimento do disco "A different kind of truth"
Publicado em Julho, 31.2012 - Fonte : VHND.comExtraída da mais recente entrevista de Wolfgang Van Halen para a revista Guitar World, que pode ser encontrada na edição de Agosto/2012.
Tão impressionante quanto Wolfgang tocar e cantar, o que é ainda mais extraordinário é a forma como a sua adição à banda Van Halen deu uma nova vitalidade. Embora pareça um milagre que "A Different Kind Of Truth" foi mesmo feito, o que é mais surpreendente é como contundente e agressivo ele parece. É o tipo de álbum que a banda faz quando ainda tem algo a provar e está faminta. Aparentemente, a excitação de Wolfgang gravando seu primeiro álbum contagiou todo mundo. Nesta entrevista exclusiva para a Guitar World, o jovem baixista fala sobre como foi fazer o novo álbum, levando-o em turnê e trabalhar com seu pai para colocar Van Halen de volta em ação.
Guitar World: Você teve um papel importante para o disco "A Different Kind Of Truth" acontecer. Como o processo começou?
Wolfgang: Pegamos cerca de três meses de folga após o último show que tocamos na última turnê, então nós todos nos reunimos e começamos a tocar novamente. Só para aquecer nós tocamos "Drop Dead Legs", "Outta Love Again" e "Unchained" no primeiro ensaio que fizemos, e nós gravamos. Elas quase soaram como novas. Porque todos nós temos o pensamento de que talvez devêssemos gravar algo novo, especialmente porque temos tocado todas as músicas antigas por muito tempo. Eu sabia que o Van Halen tinha esse incrível catálogo de músicas que eles criaram e gravaram em Tapes, mas que ninguém nunca ouviu falar. Algumas pessoas têm ouvido algumas das demos inéditas, mas há muito mais que eles não conhecem. Quando você entra no estúdio há prateleiras infinitas de gravações. Peguei um monte de fitas aleatórias e escolhi algumas músicas que eu havia conhecido e gostado. Começamos a mudá-los e escrever novas partes para eles. Nós gravamos a primeira demo de "She's the woman" em agosto de 2009, e era realmente incrível. Parecia um clássico do Van Halen que foi escrito hoje. Tinha o lado do velho e do novo. Então tudo começou a se encaixar e fomos trabalhar em mais músicas.
Guitar World: Considerando que este foi o álbum da banda, o primeiro inteiro com David Lee Roth em 28 anos, parece que foi uma boa idéia de combinar canções do início da banda, e o período mais tarde com Roth, como "Ripley" / "Blood and Fire", e materiais inteiramente novos.
Wolfgang: Eu queria lembrar meu pai para o estado mental que ele estava quando ele escreveu músicas como "Running with the Devil" e "Dance the Night Away." Eu pensei que gravar essas músicas antigas que tornaria mais fácil para meu pai, Dave e Al para colocar suas mentes onde eles estavam de volta e, em seguida, voltar a escrever como eles teriam então. No começo, quando o álbum saiu, tivemos um monte de fãs fiéis que estavam bravos porque gravamos novas versões de músicas demos que já ouviram, mas eles não entendem que é o que quase todo músico faz. Eles escrevem as músicas, e algumas eles usam, e parte delas não. Apenas os fãs mais ardorosos tem bootlegs dessas demos. E há um monte de material novo no álbum também. É como se todas as áreas do Van Halen se abrangessem em um só disco. As velhas canções não soam o mesmo que as versões antigas. As músicas soam como soamos agora.
Guitar World: Você toca um monte de riffs novos. Em "She's the woman" que você adicionou partes que não estavam lá antes.
Wolfgang: Alguns vem do tédio. Nós tocamos um monte desse material mais e mais durante um ano e meio antes de gravarmos. Todo santo dia tocávamos "She's the woman" e "The Trouble with Never." Então eu chegava com esses riffs legais para sair do tédio. E então eu e meu pai dizíamos: "Isso foi uma coisa legal. Vamos manter isso". Durante muito tempo a introdução de" China Town "era apenas o meu pai fazendo a parte tocando. Havia este capotraste ali no estúdio, e eu pensei que seria divertido usá-lo, então eu o peguei fiz isso com ele. Nós gravamos e parecia realmente incrível, então acabamos fazendo isso no disco. Um monte de coisas aconteceram assim. Nós nunca planejamos.
Guitar World: No estúdio você supostamente tornou-se um co-produtor do álbum.
Wolfgang: Eu acho que o pai gosta de pensar em mim como uma espécie de líder agora. Ele estava sempre me perguntando: "Nós temos que fazer isso? Você tem certeza? "E eu respondia:" Sim, nós devemos ensaiar isso, vamos fazer isso, vamos mudar isso, e quanto a isso? ". Eu assumi essa posição. Por um tempo as pessoas estavam no: "Ok, Wolf, cale a boca. Você está chegando com muita vontade. Chill out". Eu estava muito animado, mas isso era só porque eu imaginava que alguma coisa poderia ficar boa e deveríamos tentar.
Guitar World: Você está agora encarregado de fazer os set lists para cada show nesta turnê.
Wolfgang: Desde então é a segunda vez que senti que deveria ter mais liberdade para voltar para os arquivos e tirar algumas músicas antigas como "Women in love", "Girl Gone Bad", "Outta Love Again" e "The Full Bug". "Nós raramente tocamos o mesmo Setlist de uma noite para a outra. Há quase sempre alguma variação. Estamos trabalhando em algumas músicas de outros pra tocar também em outros shows. Isso mantém tudo divertido. Todo mundo recebe um show diferente. Já teve um monte de hits, então eu queria jogar em algumas músicas como "Hang 'Em High" e "Hear About It Later", que os fãs amam. Tudo decorre do fato de que essas músicas são também algumas das minhas músicas favoritas. Eu estava contando para eles que eles não têm tocado algumas destas canções desde 1982, e eu sabia que todo mundo ficaria louco sobre isso.
(Para o resto da entrevista, confira a edição de Agosto de 2011 da Revista Guitar World. A edição também inclui um olhar de perto e pessoal da plataforma de Eddie e Wolfgang Van Halen do palco e uma entrevista exclusiva com Edward! A revista já está disponível no VAN HALEN STORE.
Original desta entrevista, em inglês.