As guitarras de Eddie Van Halen


www.evhgear.com/frankenstein            


         propaganda da réplica da guitarra "Frankenstrat" de Eddie Van Halen, lançada recentemente pela Fender.       

 

Eddie Van Halen, além de ser o grande "divisor de águas" no modo de se tocar uma guitarra no rock, também foi o grande responsável por uma verdadeira revolução nos termos de construção de guitarras, chegando ao ponto de podermos afirmar que atualmente temos as fases "antes de Eddie Van Halen" e "depois de  Eddie Van Halen", de tão grande a sua influência.
Muitas fábricas de guitarras passaram a ouvir suas opiniões e a utilizar suas invenções e preferências para produzir as suas guitarras em linha.                                                                                                                                             

(NOTA IMPORTANTE: Eddie possui tantas guitarras que é quase impossível comentar sobre todas elas. Por isso, teremos aqui apenas uma breve descrição dos principais modelos utilizados pelo guitarrista em sua carreira). Mais fotos e informações podem ser encontradas neste link >  Vintage Kramer                                                                                                                       

Sua primeira guitarra foi uma Teisco Del Rey, com quatro captadores. Eddie diz que na época, pensava : "Cara, quanto mais captadores, melhor !" ( Mas depois disso, ele passaria a usar somente um !!)                                              


Eddie com a sua mãe, Eugenia, e sua primeira guitarra, uma 

Teisco Del Rey, com quatro captadores.

Depois disto, Eddie também pode ser visto em raras fotos, usando uma guitarra Gibson Les Paul, antes e um pouco depois da fama.
Apesar de gostar muito do som pesado e gordo dos captadores Humbucking da Les Paul, Eddie afirmava que não gostava do corpo desta guitarra (pesado) e também porque ela não tinha alavanca de trêmolo. Chegou até utilizar uma guitarra Fender Stratocaster nos ensaios, (cujo corpo é mais amigável e possui alavanca de trêmolo), mas a banda reclamava que o som dela não tinha peso, devido aos captadores simples deste modelo.

 
Eddie e suas guitarras Gibson modelo Les Paul

Assim, o criaivo Eddie decidiu por experimentar instalar um captador humbucking em um corpo de strato, (decisão até então inédita para a época), terminando por inventar o que hoje chamamos de "FAT STRAT", ou seja, uma guitarra Strato, porém com um som mais "gordo", como o de uma Les Paul.

 
   foto 01 - guitarra Strato com captador Humbucking         foto 02 - primeira guitarra Strato customizada por Eddie 

(Na foto 01, uma rara foto Eddie usando uma guitarra Strato com captador humbucking zebrado, adaptado na posição junto à alavanca de trêmolo).

Depois disso, nos ensaios, a banda então já dizia: "Ok, pelo menos já não soa como uma strato".
Empolgado com o resultado, Eddie resolveu construir sua própria guitarra, (foto 02) utilizando para isso um corpo e um braço comprados na fabrica Charvel. Instalou somente um captador Gibson humbucking PAF, uma alavanca de trêmolo e um botão de volume, cortando o seu próprio escudo preto para cobrir tudo (pois na época só existiam os escudos tipo Fender com espaços para 3 captadores e três potenciômetros).
Somente pra ficar diferente, Eddie pintou sua guitarra de branco e colocou listas pretas, (inicialmente com fita isolante e depois com tinta preta), criando um visual simples e inovativo, e que posteriormente se tornaria também a sua marca registrada.
Eddie diz que algumas pessoas começaram a copiá-la, então, pra dificultar, cortou um pedaço do escudo preto, passou mais uma camada de tinta vermelha por cima, toda estranha, criando a famosa arte de pintura na guitarra chamada depois de "Frankenstrat". Também instalou então o recém criado Floyd Rose Tremolo System (que também usaria frequentemente e que também se tornaria sua marca dentro do seu estilo de tocar) e eventualmente trocava o braço ou o captador, com o desgaste pelo uso.

 
Eddie em mãos com a  sua criação: a "Frankenstrat", (uma alusão ao monstro Frankenstein). Também chamada por ele de "My baby".    

                                                                                                                                                     

                                         (clique na imagem acima para ver a foto em tamanho gigante)      

                                                  

Por volta de 1979, Eddie também tocava com uma guitarra Ibanez branca, modelo "Shark" destroyer, o qual também cortou parte do corpo e fez uma pintura semelhante :

 
Eddie e sua guitarra Shark Destroyer (antes da customização)    Eddie e a mesma guitarra Shark Destroyer  (depois)

Também construiu uma outra guitarra estilo Strato, dessa vez com a pintura preta com listas amarelas (apelidada de "Bumble Bee). Essa guitarra é que Eddie aparece na foto da capa do disco Van Halen II.

 
                    Eddie e sua guitarra "Bumblee Bee", em dois momentos, nos bastidores dos shows.

Depois do sucesso, Eddie colecionou inumeráveis modelos de guitarras, algumas construídas ou modificadas por ele mesmo, e outras em parceria com marcas famosas.

     

                                        Eddie e suas guitarras, dos mais variados tipos e modelos.
 
Eddie Van Halen diz já perdeu a conta de quantas guitarras possui, (ainda mais depois que inaugurou a sua própria fábrica e a logomarca "EVH"). No link abaixo você pode conhecer a algumas delas :                                                                                                                                                                                                                                    
http://www.vintagekramer.com/5150f.htm

 

Parte 2